sábado, agosto 31, 2013

Isto é...

Nós precisamos entender que estamos no meio da mais grave crise econômica desde 1929, que atingiu profundamente os Estados Unidos, maior economia do planeta. O anúncio de que o FED irá reduzir estímulos ao crescimento e elevar os juros provocou uma fuga de capitais que pressiona as demais moedas. O Brasil tem uma posição sólida, com US$ 380 bilhões em reservas e uma dívida pública de 30%, a metade do que era há uma década. O câmbio pode ter um impacto inflacionário, e isso é muito ruim. Mas a mudança aumenta a competitividade da indústria e a rentabilidade da agricultura, estimula as exportações e melhora a balança comercial e o emprego.
Quando um País retoma o crescimento após 20 anos de crise, não tem resposta na velocidade necessária. Isso também acontece em outras áreas, como a saúde e também a segurança.
Mas o principal é que a Ciência, a Tecnologia e a Educação entraram no topo da estratégia brasileira. Temos hoje no “Ciência Sem Fronteiras” com 43 mil estudantes em universidades de todo o mundo e 750 pesquisadores visitantes, inclusive dois prêmios Nobel que estão trabalhando no Brasil.

Nenhum comentário: