segunda-feira, outubro 18, 2010

Os pedágios da Marechal Rondon

A rodovia Marechal Rondon, uma das mais importantes do interior de São Paulo, recebeu a maior quantidade de novas praças de pedágio da segunda fase de concessões do governo estadual. As duas concessionárias que a administram, no entanto, foram as que menos investiram entre todas que assumiram estradas paulistas de dois anos para cá. A ViaRondon, responsável pelo trecho oeste da rodovia, desembolsou R$ 69 milhões em melhorias, só 61% do previsto. A Rodovias do Tietê, que cuida do trecho leste da Marechal Rondon, gastou R$ 76 milhões, 69% do estimado por sua proposta original. Os resultados destoam do volume de investimentos das outras concessionárias, que, gerenciando malhas rodoviárias semelhantes, injetaram entre R$ 106 milhões e R$ 408 milhões, de 80% a 165% do programado. Os gastos podem incluir desde reforma da sinalização, da pista ou implantação de acostamentos. O ritmo mais lento nos desembolsos encontra eco na queixa de usuários. "O pavimento já começa a ter rachaduras, faltam guard-rails. Não vi nenhuma reforma significativa. Só pedágios em excesso", reclama José Angelo Cagnon, vice-diretor da Faculdade de Engenharia da Unesp em Bauru. A Marechal Rondon tem 13 praças de cobrança, 8 delas implantadas de 2009 para cá. O sistema Ayrton Senna/Carvalho Pinto foi repassado para a Ecopistas sem a instalação de novos pedágios. A concessionária desembolsou nesse período R$ 106 milhões, quase 20% acima do estimado na proposta original. 

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