quarta-feira, janeiro 12, 2011

Cenário

O tão aguardado leilão da dívida portuguesa surpreendeu, tendo atingido o topo da oferta de € 1,25 bilhão, com juro de 5,4% para aqueles com vencimento de quatro anos e de 6,7% para aqueles com maturidade em 2020. No mercado, yield superior a 7% indicaria que o país estaria precisando de recursos do FMI e do Fundo de Estabilização Financeira do Euro.
Passando para a agenda norte-americana, após os primeiros dias desta semana terem sido fraco, esta sessão trará dados de maior peso. Primeiramente, os mercados deverão acompanhar com atenção à publicação do Livro Bege do Fed, relatório que aborda a atual situação econômica do país. O Departamento do Tesouro também divulgará dados mensais sobre o orçamento governamental. Ainda nos EUA, a quarta-feira traz os relatórios Import Prices, excluindo o preço do petróleo devido a sua volatilidade, e Export Prices, com exceção da agricultura, também pela volatilidade de preços. Os relatórios acompanham a performance dos preços dos produtos importados e exportados, indicando possíveis tendências inflacionárias.
No cenário doméstico, a agenda trará o Índice de Custo de Vida, do Dieese. No relatório constam informações a respeito do custo de vida dos moradores do município de São Paulo, através de dados referentes à assistência a saúde, transporte coletivo e domicilio. Além disso, o Banco Central publica o IBC-Br. O índice é um indicador que incorpora a trajetória das variáveis consideradas essenciais para o desempenho de três setores da economia: agropecuária, indústria e serviços. Por fim, segundo o IBGE, em novembro de 2010 o volume vendido pelo comércio varejista restrito (que não inclui veículos, peças e material de construção) avançou 9,9% em relação ao mesmo mês de 2009.

Nenhum comentário: