quarta-feira, fevereiro 08, 2012

No limite...

Talvez ninguém se lembre do Aílton, muitos não devem nem conhecer. Ele ficou famoso num vídeo do YouTube, onde da entrevista para uma TV Alemã, falando um alemão tabajara engraçadíssimo no maior estilo Papai Joel, e ganhando muito fãs por causa disso.
Aílton Gonçalves da Silva é um futebolista brasileiro famoso na Alemanha. Jogou muitos anos no Werder Bremen e em 2004 foi o primeiro estrangeiro na Alemanha a ser coroado Jogador do Ano, e o terceiro a fazer mais de 100 gols na BundesligaA reputação do paraibano Aílton era de enfant terrible. Mas mesmo assim, com seu jeitão bonachão, se tornou queridinho da torcida. Virou figura cult ao sair nu no Bild com as partes cobertas pela Meisterschale, o troféu que parece um prato fundo dado desde 1949 ao time que ganha a Bundesliga. Depois do Bremen, Aílton foi jogar em outros times alemães, e também na Turquia, Ucrânia, Áustria, Sérvia, China e até no Brasil de novo. Uma carreira e tanto. Agora, Aílton, aos 38 anos, participou da sexta temporada de um programa chamado Dschungelcamp, um reality show no estilo de No Limite, que reúne sub-celebridades ou ex-famosos por duas semanas em um acampamento na Austrália. Sim, sua carreira no futebol terminou. E terminou triste. Aílton está com dívidas até a cabeça. E dívidas gordas, de milhares e milhares de euros. Durante duas décadas, quis comprar tudo o que pode: carros, relógios, roupas e todo o luxo que o dinheiro podia comprar, além de ter investido em projetos duvidosos. Não foi o único. Quase 25% dos jogadores de futebol em fim de carreira na Alemanha declaram falência ou terminam endividadosAqueles que não investiram no futuro de forma inteligente ou controlaram os gastos, hoje vivem de ajuda social do governo. Aílton, que precisa da grana, quis apostar na fama adquirida com o público alemão. Infelizmente não ganhou o título de “rei da floresta”. Quem ganhou, a propósito, foi a atriz Brigitte Nielsen, aquela do Rocky IV, lembram??? 
Pelo menos Aílton não enfrentou essa sozinho. Como companhia estava ali no acampamento o também brasileiro Daniel Lopes, cantor nascido em Recife que ganhou fama há uns anos por participar do “Ídolos” alemão.

Nenhum comentário: