segunda-feira, janeiro 29, 2007

Confiram entrevista com o novo presidente da OAB

Vejam e leiam na Folha a entrevista com o novo presidente da OAB, Cezar Britto.
É uma pérola do jornalismo brasileiro. Fora a pergunta sobre um factóide inventado pela própria mídia – o terceiro mandato, uma provocação barata –, o título, "Onda populista na América Latina deve ser respeitada", não condiz com a pergunta e nem com a resposta do entrevistado.
Confiram:
Folha - Na Venezuela e na Bolívia, a Constituição tem sido alterada para aumentar os poderes dos presidentes. Como o sr. vê esse momento e que distinção faz com o Brasil?
Cezar Britto - O Brasil sempre teve uma postura correta de respeitar a determinação dos povos. Cada pessoa tem direito de escolher a face do seu país e a forma como ele será desenvolvido. Na América Latina, embora se fale da volta do populismo, ele tem nascido com a vontade e a participação expressa do povo, e isso tem de ser respeitado. Esse fenômeno é decorrente da expressão popular, não de golpes militares nem da força, o que é bom para a América e para o mundo. É diferente quando a democracia é imposta, como ocorre no Iraque. Lá, a democracia é por imposição de um país sobre o outro. Então, há uma grande diferença entre as duas situações. A democracia não nasce por imposição, mas pela vontade do povo.

Nenhum comentário: