quarta-feira, setembro 29, 2010

BRASIL S.A.

Você escolhe: Lula com as mãos sujas de petróleo ou uma bunda usando um biquíni fio dental? Essas são as imagens que correm paralelas na mídia mundial quando o assunto é Brasil. Crescemos, ganhamos importância no cenário global, as páginas de economia dos principais jornais do mundo nos levam a sério, mas continua difícil apagar o estereótipo de paraíso sexual. 
Na semana passada, o assunto foi a Petrobras. Publicações do mundo todo trataram da captação recorde. A ilustração mais frequente foi a foto do presidente exibindo o "ouro negro". Na Itália, o "Corriere della Sera" fez um texto épico para retratar um momento histórico. Foi o dia em que, nos dizeres do jornal, a Petrobras deu salto gigante para suplantar "ícones globais como Microsoft e se tornar a quarta maior empresa do mundo". A Petrobras está atrás da Exxon Mobil, PetroChina e da Apple. Antes, a "The Economist" já dizia que o modelo de agricultura praticado no Brasil deveria ser seguido pelo mundo. Já o "Financial Times" afirmou que a Grécia, país endividado e à beira de um calote, deveria tomar lições com as autoridades do BrasilO mesmo jornal trouxe na edição do fim de semana uma longa conversa com FHC. Ele diz que Lula é o Lech Walesa que deu certo.
Ao mesmo tempo, jornais ingleses falam das prostitutas brasileiras. Bem mais explícita foi a portuguesa "Focus", que pôs na capa uma bunda com um microbiquíni verde-amarelo e a manchete: "Eles adoram-na; elas odeiam-na".
Em poucos minutos de conversa, fica claro que, para os engravatados da City, o Brasil interessa pelo pré-sal, pela Vale... Para o cidadão comum, o Carnaval e as mulheres são o foco de atenção. Em Londres, a frase que se ouve é: "Brazil? Really? How exciting!". Nunca saberemos se estão pensando no crescimento econômico ou só em uma mulher seminua.

Nenhum comentário: