sexta-feira, setembro 17, 2010

COINCIDÊNCIA?

Com o enunciado "Um gigante se impõe", o francês "Le Monde" publicou longo especial sobre o "país continente" Brasil e "a herança de Lula", abrindo com perfil de seis páginas e os 25 anos de democracia. 
Em "Para onde vai o Brasil...", a revista do "Le Monde Diplomatique" dedica especial ao país, abrindo com a previsão de que, depois de décadas de inexpressividade, será a quinta economia em 2014. "A mudança corresponde à chegada ao poder de Lula".
Na manchete "O país onde a esquerda deu certo", a revista pop "Les Inrocks" saúda Lula, que sai "em plena glória", "ergueu seu país ao nível de grande potência internacional" e "é, junto com Mandela, o único sucesso da esquerda nos últimos anos". 
A agência americana UPI despachou a longa reportagem "Brasil se opõe a um papel para a Otan no Atlântico Sul", citando o ministro Nelson Jobim. 
Ecoando por Blue Bus e Radar, o publicitário brasileiro Nizan Guanaes deu entrevista para a CNN, elogiando como "nosso país, sabiamente, desenvolveu uma relação Sul-Sul" com a China, no que é "hoje uma das relações cruciais no mundo". Ele previu "uma década da América Latina" e "um grande século para o Brasil" -e se declarou "muito feliz porque 30 milhões de brasileiros saíram da pobreza".

Nenhum comentário: