terça-feira, junho 28, 2011

Lucro Brasil

O jornalista Joel Silveira Leite prestou um imenso serviço ao jornalismo hoje, em sua coluna Mundo em MovimentoEscreveu o que centenas de jornalistas de economia não escrevem, às vezes nem por censura, mas pelo hábito de repetir, sem pensar, o que lhe dizem empresários, banqueiros e homens do mercado. Leite vai a um tema  sobre o qual muita gente sabe e quase ninguém escreve. Que o preço dos automóveis no Brasil é um dos mais altos do mundo não por uma carga tributária elevada, mas porque as margens de lucro das montadoras são muito maiores aqui do que em outras partes do planeta. Isto é, que o nome Custo Brasil camufla, na verdade, o “Lucro Brasil”. Ele conta que as montadoras no Brasil têm uma margem de lucro muito maior do que em outros países, citando uma pesquisa feita pelo Morgan Stanley e diz que elas respondem por boa parte do lucro das suas matrizes. As editorias de economia da grande imprensa, quando decidem usar a reconhecida capacidade de seus profissionais, desempenham um papel fundamental na informação da sociedade. Os lucros da Fiat aqui no Brasil pagaram parte da dívida da Chrysler com os governos americano e canadense, pela injeção de dinheiro na crise de 2008. Joel Leite usa um exemplo de um modelo da Honda que, sem considerar os impostos, dá a montadora um “lucro extra”  de R$ 15.518,00 sobre os R$ 56.210,00 por que é vendido no Brasil, embora a versão vendida no México tenha muito mais equipamentos de segurança e acessórios. O analista Adam Jonas, responsável pela pesquisa, diz que “no geral, a margem de lucro das montadoras no Brasil chega a ser três vezes maior que a de outros países”. A reportagem é a primeira de uma série que promete muita informação. Merecidamente, era a manchete de hoje do UOLVocê pode conferir aqui.

Nenhum comentário: