quinta-feira, julho 15, 2010

Vizinhos Incômodos

Nos próximos meses, o Brasil terá que administrar dois problemas sérios com dois vizinhos incômodos. O primeiro, o Equador; o segundo a Venezuela.
No caso do Equador, o problema é com a Ley dos Hidrocarburos, novo documento legal para a exploração do petróleo no país. Já foi enviado para a Assembléia Nacional e deverá ser votado em duas semanas. Por ele, os contratos de exploração de petróleo serão substituídos por contratos de prestação de serviços. A Petrobras tem uma pequena produção no Equador, herdada na compra da argentina Perez Companc. A empresa não tira mais que 15 mil barris diários. O contrato em vigor prevê pagamento de royalties. A indenização será pelo valor não depreciado dos ativos. Além da Petrobras, atuam no país a Repsol e duas companhias chinesas. Na verdade, desde os anos 70 o Equador deixou de interessar à Petrobras. 
Problemas mais sérios surgirão na frente venezuelana. Não propriamente demandas entre os dois países, mas conflitos latentes internos, que parecem caminhar para uma eclosão política grave. A Venezuela é o maior parceiro comercial do Brasil no continente; tem um PIB similar ao da Argentina, mas a desarticulação da economia venezuelana está um caos.

Nenhum comentário: