quarta-feira, novembro 29, 2006

Aloprado foi torturado

O aloprado Gedimar Pereira Passos, ex-agente da Polícia Federal, está neste instante fazendo uma denúncia de tortura que teria sofrido na PF ao ser preso em São Paulo no dia 15 de setembro. Ele depõe à CPI dos Sanguessugas e já provoca movimentação no gabinete do diretor da Polícia Federal, Paulo Lacerda, que já foi avisado da acusação. Gedimar contou que foi preso por um policial civil que faz bico no Hotel Íbis, em São Paulo, onde ele estava hospedado. Menos de cinco minutos depois, chegaram ao hotel agentes federais comandados pelo delegado Edmilson Bruno. O aloprado perguntou aos agentes: - Como vocês chegaram até mim? O agente responde: - Sabe como é, né?! Tudo é grampo. Gedimar então disse: - Vocês fizeram a maior besteira. Vocês grampearam a campanha do presidente. Como vocês vão explicar isso? Não recebeu resposta. Edmilson então teria dito a Gedimar: - Você faz as declarações e nós liberamos você. Gedimar foi levado à PF para fazer declarações: - Me perguntaram se o presidente Lula sabia disso. Eu disse que não. Me perguntaram se a Dilma Rousseff sabia. Eu disse que não. Me perguntaram se o Gilberto Carvalho sabia. Eu disse que não, afirmou, relatando como foi o depoimento à PF. Uma equipe da Globo riscou no hotel ainda a tempo de registrar a saída de Gedimar algemado. Na sede da Polícia Federal em SP, Gedimar diz ter sido preso e não lhe foi dado o direito de chamar um advogado ou de ligar para a família para avisar do ocorrido. Gedimar ficou preso até domingo e na segunda foi transferido para o Mato Grosso. Ao chegar ao aeroporto, foi levado pelo saguão, quando poderia, de acordo com ele, ter saído dentro de uma viatura. Gedimar foi levado direto para o presídio Pascoal Ramos, em Cuiabá. - Fui levado por três agentes com lanterna para uma ala que estava sendo destruída, estava semi-destruída. Fui literalmente jogado e fiquei com água até a canela. Fiquei com o corpo cheio de feridas. Fiquei de meia noite até meio-dia (...) O senhor (Gabeira) já viu alguém passar 13 horas na cela de um presídio com água até as canelas para amolecer o juízo? Pois isso aconteceu. Quando levado do presídio para prestar depoimento à PF-MT, reclamou do tratamento com o delegado Diógenes Curado, que, disse rindo que não sabia de nada. - Deputado (Gabeira), você acha que eu não ia colaborar com o delegado depois de tudo isso? Jamais! Uma vez que o juízo dele amoleceu, Gedimar prestou depoimento, envolveu na operação de compra do dossiê o agente de segurança de Lula, Freud Godoy, e o resto vocês já sabem.

Nenhum comentário: