quarta-feira, junho 09, 2010

Agronegócios

A recente desvalorização do euro terá reflexos sobre as exportações de produtos agrícolas brasileiros, ao fim deste ano. A avaliação é do diretor da Associação Brasileira de Agronegócios (ABAG), Ingo Plöger, que teme que o mercado exterior para commodities nacionais se enfraqueça muito.
Segundo ele, a alta do câmbio e o desaquecimento na zona do euro contribuem para deixar os países “mais restritivos” à importação.
“Esse é o maior problema da agricultura nos próximos meses. No entanto, mesmo assim, com alta de juros amanhã e o endividamento dos produtores no limite, estimamos que a agricultura continue com o mesmo crescimento verificado no primeiro trimestre.” Para ele, uma boa saída para a provável queda na comercialização externa é apostar no mercado interno.
Plöger refere-se à alta de 5,1% do PIB da agropecuária nos três primeiros meses de 2010 frente ao mesmo período do ano passado. Em sua opinião, o setor deve fechar o ano com incremento de 5% nas receitas.
“A tendência é que se mantenham os 5% de crescimento, em vista da desaceleração natural da economia nos próximos meses”, disse Plöger.

Nenhum comentário: