sexta-feira, março 16, 2012

Governança e Democracia

O professor Archon Fung acredita que a América Latina pode estar passando por profundas transformações que significariam a reinvenção da democracia. Seu texto é uma análise de livros que tratam da democracia na região. Na verdade, apenas um trata da América Latina. Os outros três tratam do Brasil. O mais importante em seu livro é considerar que o Brasil estaria no epicentro da revitalização democrática e da criatividade institucional!!! 
Tal afirmativa é forte, em se tratando de um país que ainda assiste a tantos escândalos e ainda apresenta traços arcaicos no modo de conduzir a política. No entanto, por mais otimista que possa ser, a afirmação não é desprovida de fundamento. Muitos estão ocupados em encontrar defeitos no sistema político nacional. Eu mesmo já escrevi sobre isso. É fácil. Difícil é encontrar bons exemplos que representem avanços concretos na direção do fortalecimento da democracia. 
Um dos aspectos saudados como inovador por Fung é o Orçamento Participativo (OP), criação do PT gaúcho que institucionalizou o debate sobre as prioridades orçamentárias dos municípios. O OP foi implementado em 1989 por Olívio Dutra, foi mantido durante os 16 anos em que o PT governou Porto Alegre e foi seguido pelas gestões de Fogaça (PMDB) e Fortunatti (PDT). Devido à sua longevidade, essa iniciativa de participação popular ganhou projeção internacional. Mesmo com todo esse prestígio, o OP foi muito questionado em PoA. Como os prefeitos petistas não tinham maioria na Câmara, o OP também foi utilizado como uma forma de conquistar apoio popular, sobretudo nos bairros mais carentes. Por conta disso, a oposição classificava o OP como uma medida que buscava enfraquecer a democracia representativa. Outra crítica era que as comunidades beneficiadas eram aquelas cujos líderes comunitários tinham ligação com o PT. Independentemente dessas avaliações, o fato é que o OP foi uma medida exitosa de democracia direta. 
Outra iniciativa que deve ser saudada como parte do arsenal de medidas não eleitoreiras e que fortalecem a democracia é a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES). Composto por 90 cidadãos representativos de vários setores, o CDES funciona como uma espécie de conselho consultivo para a Presidência acerca dos mais variados assuntos que impactam a sociedade. Em pouco menos de dez anos de existência, o CDES foi capaz de propor soluções e ações que se materializaram tanto como políticas de governo quanto como leis aprovadas no Congresso. Revelou-se interessante, ainda, para os Estados. 
Considerando nossas fragilidades institucionais, estamos longe de representar um modelo para a reinvenção da democracia. Os avanços são lentos e muitas vezes tolhidos de seus aspectos mais inovadores. Porém, algumas das novas iniciativas se revelam bastante interessantes para institucionalizar uma participação mais efetiva da sociedade civil na governança do país. 

Nenhum comentário: