quarta-feira, março 14, 2012

Prioridades

A Fundação Dom Cabral foi ouvir as maiores companhias instaladas no país, que representam 30% do PIB, para saber quais deveriam ser, na opinião delas, as principais obras em infraestrutura. 
As dez obras prioritárias, de acordo com a pesquisa, são: Expansão da rede de banda larga; Duplicação da BR-101; Rodoanel Trecho Norte; Duplicação da BR-116;  Melhorias no Porto de Santos; Concessão de rodovias federais; Aumento da oferta de rede de fibra ótica nas regiões metropolitanas; Aumento da capacidade de terminais e pistas do Aeroporto de Guarulhos; Dragagem dos portos; Construção do segundo anel viário de Belo Horizonte

Todas as obras prioritárias deste país estão sendo tocadas pelo Governo. Os patrocinadores desse estudos deveriam pressionar o IBAMA e o TCU para que não paralisassem as obras. E que defendessem as compensações e os TAC´s que estabelecem, diante de problemas apurados, novas determinações às empresas responsáveis pelas obras, enquanto mantêm os projetos em andamento. É ruim para a sociedade o adiamento, o atraso e a paralisação de obras. Portanto, melhor seria que se evitasse a judicialização das obras. De outro lado, valeria, ainda, pressão sobre as empreiteiras para que não disputassem licitações com preços subestimados para, depois de ganhá-las, não conseguirem fazer as obras, solicitando aditivos. As 259 companhias ouvidas pela pesquisa podem ajudar, e muito, pressionando os órgãos públicos e as empresas do setor de construção na direção de soluções rápidas e urgentes.

Nenhum comentário: