sexta-feira, outubro 20, 2006

Coincidência entre "interesses" e "informação"

Neste fim de semana, Veja fez uma nova denúncia. A Carta Capital também. Maioria da mídia escolheu repercutir a primeira. Comportamento da mídia brasileira no processo eleitoral atualiza reflexão do Serge Halimi, autor de "Os novos cães de guarda". Segundo ele, a "censura é mais eficaz quando não tem necessidade de se manifestar, quando os interesses do patrão, miraculosamente, coincidem com os da informação". No livro, Halimi fala sobre a imprensa francesa, mas sua análise pode ser ampliada, com algumas adaptações, para falar do comportamento da mídia no Brasil. Qualquer semelhança não é mera coincidência. O autor descreve como a imprensa escrita e audiovisual francesa está dominada por "um jornalismo de reverência, por grupos industriais e financeiros, por redes de conivência". Sustenta Halimi, que esses são os "novos cães de guarda do sistema econômico e do pensamento único". A referência aos "cães de guarda" remonta ao ano de 1932, quando Paul Nizan escreveu um pequeno ensaio, Les chiens de garde, para denunciar os filósofos que dissimulavam seus compromissos políticos sob "um amontoado de grandes conceitos".

Nenhum comentário: